quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bolo de chocolate com recheio de queijo creme

O meu pai celebra o aniversário no dia 1 de Maio. Como sempre fomos à Cortiçada passar o fim-de-semana, e como era fim-de-semana de bolinhos - sábado para o aniversário do pai e domingo para o dia da mãe, lá me dediquei à cozinha! Nos próximos dias vou publicando as outras receitas que por lá fiz!
Mas vamos começar pelo bolo de aniversário do meu pai, uma bomba de chocolate super saborosa! (Nestes dias esquecemos colesterol e calorias...)


Bolo de chocolate com recheio de queijo creme

Ingredientes:
Para o bolo:
  • 200gr de chocolate de culinária
  • 200gr de margarina (ou manteiga)
  • 200gr de açúcar
  • 200gr de farinha
  • 5 ovos grandes (separados)
Para o recheio:
  • 1 caixa de queijo creme (250gr)
  • açúcar em pó a gosto (usei cerca de 4 colheres de sopa)
  • aroma de baunilha a gosto
Para a cobertura:
  • 200gr de chocolate de culinária
  • 2 colheres de sopa de margarina (ou manteiga)
  • 4 ou 5 colheres de sopa de leite
  • raspas de chocolate de leite q.b.
Preparação:


Para o bolo:
Levar o chocolate a derreter junto com a margarina. Entretanto bater as gemas com açúcar até ficara uma massa fofa e homogénea. Juntar depois o chocolate e a margarina, e aos poucos a farinha. Quando estiver bem misturado acrescentar as claras batidas em castelo.
Levar ao forno numa forma forrada com papel vegetal e untada com margarina e polvilhada com farinha. Fazer o teste do palito para verificar a cozedura.
Quando estiver pronto retirar do forno e deixar arrefecer. Quando estiver frio cortar ao meio e rechear.


Para o recheio:
Bater o queijo creme com o açúcar e a baunilha até ficar bem cremoso e fácil de espalhar. Cobrir uma das metades do bolo, e montar o bolo novamente.


Para a cobertura:
Levar o chocolate a derreter com a margarina e o leite. Mexer bem para ficar uma cobertura homogénea. Verter sobre o bolo e espalhar a gosto (eu gosto do efeito "inacabado", escorrido). Por fim deitar pequenas raspas de chocolate de leite, para dar algum contraste. Podem também acrescentar raspas de chocolate branco.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

12 comentários:

  1. Vai uma fatia?!!!Não até iam várias!!!:p

    Muito bom aspecto este teu bolinho!!Uma receita a experimentar lá em casa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. hummmm deve ter ficado uma delicia...
    Bjcas..

    ResponderEliminar
  3. Catarina...
    Têm um aspecto delicioso...obrigada pelo comentário no meu blog...muitas coincidências...Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina! Este vai sair já hoje do meu forno!!!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Que óptimo aspecto tem este teu bolo, ficou mesmo muito fôfo e com uma cobertura deliciosa.

    ResponderEliminar
  6. Desafio-vos a experimentar e comer só uma fatia - aposto que não conseguem e têm de repetir, eheheh
    O palato adora, mas a ancas....

    ResponderEliminar
  7. Sim, vai tudo dirieitinho para onde não devia, mas não faz mal! Como diz a minha mãe: Perdoa o mal que faz pelo bem que sabe!

    (tá agora no forno..quase prontinho..depois digo como ficou)


    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não se pensa nas ancas em dia de festa!
    Ficou um bolão! Essa cobertura de chocolate... Ai!
    Eu cá comia muitas fatias! As que me deixassem... lol
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Deste bolinho quero sim uma fatia, e bem grande!!! Ficou bem apetitoso e ainda por cima de chocolate que eu adoro!!
    Só de olhar acxho que já me babo toda!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Hummm...que delícia de bolo...mesmo guloso...tá lindo!
    Adorei conhecer o teu blog!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Engraçado o meu pai também faz anos a 1 de Maio :)
    Parabéns ao teu pai e o bolo tem um ar maravilhoso

    ResponderEliminar
  12. Smas, o teu pai é com certeza muito boa pessoa :) Bjos

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...